Sissa Schultz

Expressões

Textos


BIOGRAFIA

SISSA SCHULTZ (Maria Cecília Schultz Cabral), nascida nas Minas Gerais - Juiz de Fora, reside há 40 anos em Niterói. Milita na arte e cultura desde 1983. Estudou no Instituto Granbery, em Minas Gerais e apenas iniciou seus estudos na Fac. de Direito da sua cidade. Quanto à poética, é autodidata e iniciada nas Ciências Ocultas. É Reiki/Master.

PUBLICAÇÕES:

Está em 15 antologias, sete livros em grupos, um de poemas, uma agenda sobre a Cultura Cigana, dois contos místicos, um deles Nanuh, Rô e a Missão, um romance em andamento e várias publicações em revistas e jornais. Tem vinte e cinco poesias musicadas, editados pela Escritora Rose Madeo.

Sissa Schultz - Expressões, é uma griffe já registrada, de cartões postais, livros de bolso, calendários, camisetas, sacolas, etc.
2011 - Lançamento para o DIA DOS NAMORADOS, a convite da EDUFF, Editora da UFF, 20 POSTAIS POÉTICOS, juntamente com a Programadora Visual INÊZ BLANCHART- NITERÓI-RJ.

2013 - Antologia Literária em comemoração aos 30 anos Jubileu de Pérola da ANE - Associação Niteroiense de Escritores, Editora Pathernon - Centro de Arte e Cultura de Niterói.

BIBLIOTECAS onde seus livros se encontram:

ONU, UNESCO, Univ. de Sorbonne, Chicago, New York, Paris, Ensino à Distância de Madri e Banco do Brasil, de Brasília, 
EDUFF - Editora da UFF.

PRÊMIOS:
 
. MEDALHA DE OURO e TROFÉU, como 1º Lugar no 1º Festival de Poesia Esotérica, realizada pelo CEPO-Centro de Estudos e Pesquisas Ocultistas, com o Poema NA MAGIA DESTA NOITE, Rio de Janeiro-RJ (1983).
. Destaque Especial e Menção Honrosa no IV e V Concurso Nacional de Poesias, realizada pela Revista Brasília, Brasília-DF (1983).
. Menção Honrosa no 3º Concurso Raimundo Correia de Poesias, realizado pela Editora Shogum Arte, do Escritor Paulo Coelho, Rio de Janeiro-RJ (1983).
. Menção Honrosa no IV Concurso Raimundo Correia de Poesias (entre 10.000), realizado pela Editora Shogum Arte. Rio de Janeiro-RJ (1984).
. Menção Honrosa no II Concurso Brasil Literário, realizado pela Crisalis Editora, do Escritor Paulo Coelho, Rio de Janeiro-RJ (1985).
. MEDALHA DE PRATA E TROFÉU, como 2º Lugar no 2º Festival de Poesia Esotérica, realizada pelo CEPO-Centro de Estudos e Pesquisas Ocultistas, com o Poema TRIBUTO AO MEU EREMITA, Rio de Janeiro-RJ (1986).
. MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES da Câmara de Vereadores do Município de Niterói, pelo lançamento do livro ESSÊNCIA-POESIA – Niterói-RJ (1988).

. COMENDA FLUMINENSE DE BELAS ARTES, da AFBA e Câmara Municipal de Niterói, entregue pelo Presidente da Associação Fluminense de Belas Artes e Conselho Municipal de Cultura de Niterói. (2011).
Certificado  entregue pela ACADEMIA NITEROIENSE DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS, como POETA CONVIDADA ESPECIAL, em homenagem ao Pintor 'RENOIR', na Câmara Municipal de Niterói-RJ (2012).
. Certificado da ACADEMIA NITEROIENSE DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS, como Participação Especial no Salão de Artes e Poesias em homenagem ao musico e maestro 'CARLOS GOMES", na Câmara Municipal de Niterói-RJ (2012).
Certificado de HONRA AO MÉRITO, entregue pela ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS, à Escritora, Poeta e Comendadora pela Poesia SEMENTES DA PAZ, em homenagem ao músico e maestro 'CARLOS GOMES", na Câmara Municipal de Niterói-RJ (2012).
. Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores e do Vereador JAYME SUZUKI por ter sido eleita Presidente da ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES, e uma das mais representativas POETAS de Niterói, pelo seu espírito de luta em defesa da cultura da nossa cidade (2013).
. 2013 - Medalha legislativa municipal do mérito "Leila Diniz", em reconhecimento à sua participação no engrandecimento sócio-cultural, expressas no campo artístico e progresso da cidade de Niterói - Autor Vereador Renatinho, Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.


HOMENAGENS:

. Diploma do Jubileu de Prata da UFF - Universidade Federal Fluminense (1985).
. Título de Cidadão Honorário de Niterói (1991).
. Medalha Legislativa Municipal do Mérito "José Cândido de Carvalho", em reconhecimento à participação no engrandecimento sócio-cultural, pela manifesta erudição literária, promovendo o continuado progresso da cidade de Niterói-Autor: Vereador Eduardo Travassos (2001).
. Prêmio Niterói Cultura - Destaque 2003 - ANE Associação Niteroiense de Escritores (2004).
. Medalha Comemorativa do Jubileu de Prata da Associação Niteroiense de Escritores(2007).
. Menção de Reconhecimento de Serviços Prestados à Cultura, Filosofia e Tradição Ciganas pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2008).
. Diploma no IX Salão de Artes e Poesias, como Amigos das Artes Plásticas Fluminense, expondo seus posters, no Iate Clube Brasileiro, relevantes contribuições à Arte e Cultura, Convidada Especial (2010).
. Diploma no 9º Salão da Primavera, abertura da exposição de artes plásticas, na Câmara Municipal de Niterói, comemorativo do Aniversário de Niterói (2010).
. Medalha "JOAQUIM NABUCO", pela sua proeminente personalidade nos meios cultural, intelectual e social na cidade de Niterói e Estado do Rio de Janeiro, Câmara Municipal de Niterói(2010).
. Membro da NOVA ACADEMIA MOMENTO LÍTERO CULTURAL, como Acadêmica, Cadeira nº 44 - Porto Velho-RO. (2010)
. Troféu  Destaque 2010, Auditório da OAB-Niterói, oferecido pela Associação Fluminense de Belas Artes, pelas contribuições à Arte, Cultura e Ciência no Estado do Rio de Janeiro (2011).
. Diploma de Apoio Cultural no 2º Intercâmbio Cultural Niterói/São Gonçalo, galeria de Arte do ICBEU (2011).

DIPLOMA DA COMENDA FLUMINENSE DE BELAS ARTES, por decisão unânime de sua Diretoria. (2011).
. Diploma de SERVIÇOS RELEVANTES à servidora entregue pelo Sr.Governador do Estado -RJ, CHAGAS FREITAS - Rio de Janeiro (1982).
. Troféu como Convidada de Honra no IX Salão da Primavera, entregue pela Câmara Municipal de Niterói-RJ (2010).

. Medalha "LEONARDO DA VINCI" , pelos muitos méritos como uma das proeminentes personalidades dos meios artístico-cultural, social e intelectual do Estado do Rio de janeiro-Câmara Municipal de Niterói-RJ (2012).
. Posse como MEMBRO EFETIVO DA ACADEMIA NITEROIENSE DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS - ANBA, a Comendadora SISSA SCHULTZ, na CADEIRA Nº 37, Patronímica de CORA CORALINA, no Plenário Brigido Tinoco, da Câmara Municipal de Niterói-RJ (2012).
. DIA NACIONAL DA MULHER, homenageada pela UFF, Universidade Federal Fluminense, por ser sobrinha de JERÔNIMA MESQUITA, para quem foi criado este dia (30 de Abril), através da Lei 6.791/1980, pelo Presidente João Figueiredo (2013).
2010 - Medalha Joaquim Nabuco. Outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Associação Fluminense de Belas Artes e Câmara Municipal de Niterói.
2013 - Aprovação do Legislativo em reunião extraordinária Moção de Congratulações e Louvor nº 64113 de autoria dos vereadores Renatinho, Paulo Eduardo Gomes e Henrique Vieira, poeta militante cultural pelo Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril, em homenagem à sua tia-bisavó Jerônima Mesquita, grande militante na construção política e social da nação.
2013 - Posse como membro do colegiado acadêmico da ALG - Academia de Letras de Goiás Velho, tendo em vista as qualidades morais, intelectuais e serviços literários prestados à cultura, confere à Sissa Schultz o título de Acadêmica Correspondente, a qual passa a usufruir de todos os privilégios e vantagens desta alta investidura.
2014 - Troféu destaque 2013 - Melhor do ano. Oferecido pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências - ANBA, por decisão unânime dessa egrégia consagratória, conferido à ilustre Poeta, Acadêmica e Comendadora Sissa Schultz.


GRUPOS DE TRABALHO:

Restauração da ANE - Associação Niteroiense de Escritores (1989), Lei Orgânica do Município (1989), Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres (1991), Comitê pelo Tombamento do Museu do Ingá (2003), II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Niterói - CODIM, Coordenação dos Direitos da Mulher (2007), Coordenadora do Grupo Curatorial do Teatro Popular de Niterói do Caminho Niemeyer (2007/08), 1º Processo Eleitoral para o Conselho Municipal de Cultura de Niterói (2008), do segmento Literatura/Poesia, entre outros.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES:

Citações em livros de vários autores, premiações, exposições com poemas ilustrados, noites de autógrafos em locais variados, participou de debates, palestras e vários cursos, apresentações durante estes anos em shows de MPB e Poesia, em teatros, casa de shows, espaços culturais, restaurante, bares, etc.
V e XIV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO, no Rio Centro, convidada pela EDUFF, Editora da UFF.
Convidada de Honra para participar do IX Exposição de Artes e Poesias, da Associação Fluminense de Belas Artes, com seus cartões poéticos.
2008 - 2º Salão de Leitura de Niterói - Perfórmance poética - Teatro Popular de Niterói-RJ.
2012 - 3º Salão de Leitura de Niterói  - Convidada para o Estande da Academia Niteroiense de Letras - Teatro Popular de Niterói-RJ.
2010 - Participação especial como recepcionante da Atriz, Escritora, Pintora ANGELA GEMÉSIO, com o TÍTULO DE CIDADÃO NITEROIENSE, no Plenário Brigido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói.RJ.
2012 - 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO-ANHEMBÍ, lançando com mais 72 poetas a ANTOLOGIA CAFÉ COM VERSO, Ed.Delicatta.
2013 - Confraternização pela passagem dos 5 anos dos "Escritores ao Ar Livro" no Quiosque da Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, Niterói-RJ.
2013 - III Noite do Escritor Niteroiense - Movimento "Mãos para a Saúde". Finalidade: dar apoio à comunidade do Hospital Municipal Carlos Tortelly-Clube Central-Niterói.
2013 - Prêmio UFF de Literatura. Convidada de honra para julgar o ítem poesia deste prêmio em homenagem aos 100 anos de Vinícius de Morais na Academia Fluminense de Letras, Niterói-RJ.
2013 - Visita orientada à Casa de Cora Coralina, sua patronímica na Cadeira Nº 37 da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, Goiás Velho-GO.

INTEGRANTE DOS GRUPOS:

Nós no Sobrado, Espelho, Mônaco de Cultura-Livraria Ideal, Movimento Itinerante Poetar é Preciso, Movimento Cultural Antes Arte do que Nunca, Escritores ao Ar LIVRO, todos os domingos na Praça Getulio Vargas (em frente à UFF).

COORDENAÇÕES:

Mostras MAGIA CIGANA, Teatro da UFF, Museu do Ingá, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, barraca durante sete meses juntamente com a Sec. Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, nas areias da Praia das Charitas, Dia Nacional da Cultura, na Câmara Municipal de Niterói, Sarau durante seis meses, NO CAMINHO tem Poesia... Com música, dança, malabares, contação de estórias, gincana cultural, sorteios no Teatro Popular Oscar Niemeyer (2008), que tem a comunidade virtual com o mesmo nome, entre outras, como produtora, roteirista, apresentadora e poeta (julho à dezembro de 2007).

2013 - Já em sua gestão como Presidente da ANE - Associação Niteroiense de Escritores, Natal dos Poetas, realizado na Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói-RJ.


DIRETORIAS:

. Membro Efetivo da ANE - Associação Niteroiense de Escritores (desde 1984).
. AMAI, Associação de Moradores de Icarai (Dir.Cultural) (1985/86).
. Vice Presidente Social do Clube de Regatas Icarai (1986).
. Membro do Conselho Superior da ANE (biênio 1989/91).
. Secretaria Municipal Regional de Icarai, Chefe da Seção de Eventos (2003/04).

. Tomou POSSE NO DIA 21 DE MAIO DE 2013, na OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, como PRESIDENTE da ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES, para o biênio 2013/2014 - Novo Milênio (2013).

Seus trabalhos podem ser encontrados no Google e no Youtube.
Participou de vários grupos de trabalhos, projetos, movimentos.


OUTROS:

Possui 02 Blogs e 25 VÍDEOS de poesia, música e imagens, editados por MR Produções (formatadora ROSE MADEO).

http://www.youtube.com/user/mrproducoes2005

BLOGS:
Gracias a La Vida
Antologia Momento Lítero Cultural
Sissa Schultz
Enviado por Sissa Schultz em 28/03/2011
Alterado em 16/04/2014
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras